Na veia!

Ao contrário de alguns, acredito que o compartilhar ótimos trabalhos é fator primordial em divulgação científica.
Tive a imensa alegria de conhecer o Jão pessoalmente, por ocasião de uma aula-palestra que ele nos deu no Labjor/Unicamp, quando fazia meu curso de jornalismo científico . Ele chegou até a me dar umas dicas para eu elaborar a minha HQ sobre doação de órgãos!
O trabalho abaixo dispensa comentários...foi publicado na Folhinha, em 12.05.07.
 

Escrito por Silvia Cléa às 19h13
[] [envie esta mensagem] []



Currículos em perigo!

Recebi a informação de um amigo e repasso. O aviso abaixo está publicado na página principal do CNPq e no site da Plataforma Lattes:


"Atenção, usuários da Plataforma Lattes: algumas empresas inescrupulosas estão usando dados da Plataforma para oferecer emprego. Cuidado, pois alguns usuários foram lesados financeiramente. Qualquer dúvida, envie e-mail para atendimento@cnpq.br"


Para quem não conhece, a Plataforma Lattes é um "banco de currículos" mantido pelo CNPq. Algumas informações, como número de documentos, são confidenciais, mas boa parte do conteúdo dos currículos está disponível na Internet. Normalmente as agências de fomento exigem que os pesquisadores tenham o currículo cadastrado nessa plataforma, e, dentre outras finalidades, usam a informação para avaliar o mérito acadêmico do pesquisador antes de conceder uma bolsa ou financiamento. Outro uso comum são pesquisadores procurando por colegas que trabalham em áreas semelhantes, ou estudantes procurando potenciais orientadores.


O problema é que uma empresa que se diz de RH está usando as informações para contactar alguns pesquisadores com supostas ofertas de emprego de consultoria. Aparentemente trata-se daquele golpe de "você foi selecionado, mas, para ser efetivado, precisa antes pagar uma taxa para a empresa".

Escrito por Silvia Cléa às 22h41
[] [envie esta mensagem] []



O cérebro de todos

No princípio do séc. XIX, Friedrich Tiedemann (anatomista alemão), cientista anti-racista, foi o primeiro a defender a igualdade biológica (segundo a concepção cerebral) entre africanos e europeus, bem como entre homens e mulheres.
Escolhi este artigo para integrar as discussões do tema deste mês da Roda (não se esqueçam que os comentários devem ser feitos naquele blog, ok?).
Leiam mais na coluna “Deriva Genética”, escrita por Sérgio Danilo Pena.
Aproveitem! ;o))



Escrito por Silvia Cléa às 14h31
[] [envie esta mensagem] []



Atenção Peritos!

Aos peritos que trabalham em Varas Trabalhistas, desde o final de março já está disponível a Resolução 35/2007, que estabelece sobre os honorários periciais em casos de justiça gratuita. Não deixe de ler!
Para os colegas, principalmente da área criminal, que não puderem ir a Palmas/TO, participar do Congresso Brasileiro de Medicina Legal, o curso de Entomologia Forense (ministrado pelo Dr. Leonardo Gomes) poderá ser assistido durante a realização do Congresso Brasileiro de Zoologia, que acontecerá de 17 a 21 de fevereiro de 2008, em Curitiba/PR. O curso não será específico para médicos, mas abordará toda a aplicabilidade básica dos insetos na resolução dos crimes.
Aliás, para os demais profissionais vale a pena dar uma busca nos outros mini-cursos, pois os temas são inúmeros e bem interessantes. As inscrições estarão abertas a partir de 02 de julho de 2007.
Viu? Manter-se informado faz bem para o bolso e para a alma! ;o))))



Escrito por Silvia Cléa às 15h06
[] [envie esta mensagem] []



Quando o “Como” prevalece

Divulgar é premissa máxima de todo jornalista. Dependo do assunto tratado, um texto pode causar danos muito mais graves simplesmente pela maneira como foi divulgado. Tomemos como exemplo o caso dos suicídios.
Atualmente considerado um problema de saúde pública, inclusive pelo Ministério da Saúde brasileiro, o suicídio é responsável por 1 morte a cada 40 segundos (em termos mundiais). Porém, o que muitos desconhecem é o fato de ser este comportamento “contagioso”, ou seja, à medida que se destacam as notícias sobre os casos (títulos chamativos), descrevendo os métodos utilizados e levantando-se hipóteses sobre os porquês do fato, o jornalista não sabe, mas estará (impensadamente) incentivando outros tantos a seguirem o mesmo rumo.
Para tanto, a OMS elaborou uma série de manuais, orientando os profissionais da mídia a fim de que a notícia possa ser veiculada de maneira “segura”. Eles existem em português também, mas, segundo depoimento do coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção ao Suicídio, Carlos Felipe Almeida d'Oliveira, já foi elaborado novo manual aos profissionais de saúde; e, logo mais deverão ser lançados novos manuais também para os profissionais da mídia.
É um assunto-tabu, que quase ninguém gosta de comentar, mas seria bom dar uma lida nos tais manuais, é no mínimo didático!
Saber que cerca de 90 % dos casos de suicídio estão relacionados a doenças psiquiátricas e que, dentre elas, as mais comuns são os transtornos depressivos e os abusos de álcool e drogas, são informações bastante esclarecedoras. Há casos em que as doenças citadas se apresentam concomitantemente e as tentativas de suicídio ocorrem na vigência de um episódio de intoxicação aguda (de álcool e/ou droga).
Mais um dado, para mim o mais importante: quem tenta, ou comete o suicídio não quer (ou queria), na verdade, se matar! E, finalmente: quase sempre manda sinais de “socorro”, mesmo que inconscientemente.
Olhos e ouvidos atentos pessoal! A prevenção é possível.
Querem uma leitura embasada e inicial? Cassorla, R.M.S., “O que é Suicídio”, SP: Brasiliense, 2005 (Coleção Primeiros Passos, 127).

Escrito por Silvia Cléa às 17h58
[] [envie esta mensagem] []



FDA e Antidepressivos

A partir de 2 de Maio, alguns antidepressivos deverão conter os seguintes dizeres em suas embalagens: “este medicamento pode causar ideação suicida ou mesmo levar ao suicídio de adultos jovens (18 a 24 anos), principalmente no início do tratamento” (em uma tradução livre).
Tal determinação foi estabelecida pela FDA (U. S. Food and Drug Administration), baseada em estudos científicos, que comprovaram um pequeno aumento do risco para este intervalo específico de faixa etária. Além disso, o aviso tem o intuito de alertar para o fato de a depressão e outras doenças psiquiátricas serem a maior causa de suicídio.
Para ser mais rígida, esta determinação vem substituir outra, anterior, estabelecida em 2005, que determinava o alerta em relação ao risco de crianças e adolescentes que usassem antiderpressivos.
Mais informações sobre o assunto veja aqui.
Os antidepressivos envolvidos são:

Anafranil (clomipramine) *
Asendin (amoxapine)
Aventyl (nortriptyline) *
Celexa (citalopram hydrobromide) *
Cymbalta (duloxetine) *
Desyrel (trazodone HCl)
Elavil (amitriptyline) *
Effexor (venlafaxine HCl) *
Emsam (selegiline) *
Etrafon (perphenazine/amitriptyline)
fluvoxamine maleate *
Lexapro (escitalopram hydrobromide) *
Limbitrol (chlordiazepoxide/amitriptyline) *
Ludiomil (maprotiline) *
Marplan (isocarboxazid)
Nardil (phenelzine sulfate)
nefazodone HCl *
Norpramin (desipramine HCl)
Pamelor (nortriptyline) *
Parnate (tranylcypromine sulfate) *
Paxil (paroxetine HCl) *
Pexeva (paroxetine mesylate) *
Prozac (fluoxetine HCl) *
Remeron (mirtazapine) *
Sarafem (fluoxetine HCl) *
Seroquel (quetiapine) *
Sinequan (doxepin)
Surmontil (trimipramine)
Symbyax (olanzapine/fluoxetine)
Tofranil (imipramine) *
Tofranil-PM (imipramine pamoate) *
Triavil (perphenazine/amitriptyline)
Vivactil (protriptyline)
Wellbutrin (bupropion HCl) *
Zoloft (sertraline HCl) *
Zyban (bupropion HCl) *

* (Aqueles também comercializados no Brasil);

Escrito por Silvia Cléa às 19h46
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Mulher


Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
UOL - O melhor conteúdo
Ciência e Idéias
SempretextoS
SEMCIÊNCIA
It's Equal but It's Different
Via Gene
Chi vó, non pó
Roda de Ciência
Biodiverso
Cais de Gaia
Ciência Pública
Uma Malla pelo mundo
Caminhos do Conhecimento
Freud explica
por dentro da ciência
Not Even Wrong
Running a hospital
eCuaderno
Click Ciência
A Mosca na Sopa
O Dragão da Garagem
Entropicando
Você que é biólogo
Laboratório de Divulgação Científica - LDC
Ars Physica