Vale muito ainda divulgar ciências

(Foto)

     Nesta semana, aconteceu o seminário anual do SCANZ (Science Communicators Association of New Zealand). Dentre outros, esteve presente Lloyd Davis (um podcaster e blogueiro famoso, que é especialista em mídia social), responsável pelo tema “O Futuro da Comunicação Social”, reverberando o que fora dito pelos demais palestrantes, ele falou sobre as incertezas de uma predição e a popularização da tecnologia participativa. No entanto, deu ênfase ao uso desta última como ferramenta para uma comunicação realmente efetiva quando se pensa em uma geração mais jovem.

     O que mais me chamou a atenção foram os números apresentados por ele: em 1995, existiam no mundo, somente 18 mil websites; passando a 7 milhões, em 2000; e, mais de 118 milhões neste ano de 2007. Comparando às audiências dos teatros, cinemas, assinaturas de revistas e circulação de jornais – todos, no mesmo período, estiveram diminuindo. Ou seja, é um exemplo claro da mudança radical que está acontecendo, principalmente entre os jovens, no acesso à informação.

     Enquanto isso, o volume de Ciência produzida só tem aumentado: mais de 1,3 milhão de artigos científicos são publicados anualmente. Contudo, 90 % deles nunca são citados e cerca de 50 % não são lidos por mais ninguém exceto seus autores, revisores e editores das revistas em que são publicados. O desafio, portanto, passa a ser o de tornar a sua pesquisa relevante e sua voz ouvida, diante de tanta competição existente, tanto nas ciências como na comunicação.

     Para finalizar, Lloyd cita os cursos superiores em Ciências da Comunicação e suas demais especializações, principalmente aqueles de pós-graduação; e, não deixa de citar os blogs. Mas sentencia: o futuro será ‘on line’, pelo menos é onde o olhar do mundo atualmente está.



Escrito por Silvia Cléa às 19h30
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Mulher


Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
UOL - O melhor conteúdo
Ciência e Idéias
SempretextoS
SEMCIÊNCIA
It's Equal but It's Different
Via Gene
Chi vó, non pó
Roda de Ciência
Biodiverso
Cais de Gaia
Ciência Pública
Uma Malla pelo mundo
Caminhos do Conhecimento
Freud explica
por dentro da ciência
Not Even Wrong
Running a hospital
eCuaderno
Click Ciência
A Mosca na Sopa
O Dragão da Garagem
Entropicando
Você que é biólogo
Laboratório de Divulgação Científica - LDC
Ars Physica